Olá, meu nome é Diego Pontes aka Monobloq. É um grande prazer estar de volta ao 92Tips! Desta vez vou abordar uma poderosa onda sonora o white noise. Diferente de suas variações (rosa, azul, violeta, cinza, vermelho, etc), ele é a soma de todas as “cores”, ou seja, todas as frequências na mesma amplitude.

Em sua forma crua, ele é utilizado para melhorar a concentração e o nível de relaxamento das pessoas e até mesmo para testar ambientes acústicos e sistemas de som. Na música eletrônica, quando modulado e sequenciado adequadamente, resultará em elementos percussivos interessantes  – especialmente se você ama a característica minimalista das baterias e percussões do techno europeu. Utilizando o sintetizador Operator do Ableton Live, compartilho alguns pontos de partida:

Closed Hat

Ajuste o “decay” da onda sonora para aumentar ou diminuir a cauda e o “freq” e “res” do filtro para variações.

Shaker

Ajuste o “attack” para encaixar na música, “decay” para o tamanho da cauda e “freq” e “res” para variações.

Snare

Ajuste o “decay” para o tamanho e o “freq” para variações.

Automatizando os parâmetros do do filtro e da onda você pode criar diversos tipos de “sweep” e outros efeitos sonoros que dão movimento e ritmo a sua música. Você pode mesclar as percussões sintéticas com samples gravados e até mesmo adicionar o ruído as outras ondas sonoras para dar mais presença ao seus baixos, arpejos, teclados e etc.

Música trata com experimentações, certo? Então, sua curiosidade te levará a resultados bem legais e também desenvolverá sua capacidade de sintetizar timbres e enriquecer sua originalidade.

BÔNUS: Alguns engenheiros de som costumam utilizar o white noise como referência para equilibrar os elementos de uma música na fase de mixagem.

Grande abraço!

 

Share this Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *