E ai galera, meu nome é Victor Enzo e venho aqui comentar sobre uma ferramenta que adoro utilizar em minhas produções musicais: reverb e delay em canais de retorno. Eles são essenciais tanto para fazer sua mix quanto para fazer fxs e ambiências em sua faixa.

Geralmente eu utilizo o Altiverb da Audio Ease no canal de retorno para jogar a bateria e os elementos melódicos, fazendo com que todos soem no mesmo ambiente. Ele é um reverb de convolução, ou seja, o reverb é gerado por um “impulse response” do ambiente escolhido, o que deixa o reverb muito mais natural. Como o som é gravado no Altiverb:

Também gosto muito de usar o EchoBoy da Soundtoys para fazer reverbs mais longos em alguns elementos. Ele já vem com vários presets bacanas, mas o que eu mais gosto é o “Infinite Space”. Geralmente deixo ele em um canal de retorno e vou jogando o som de alguns canais para criar variação na faixa.

Para fazer delays, gosto de utilizar o H-Delay da Waves. Ele é bem ilimitado e da pra pirar bastante em cima. Gosto de brincar com o feedback e o delay time dele, fazendo com que a faixa crie “subidas” e “descidas” com seus próprios elementos. Vale a pena testar!

É muito importante equalizar os canais de retorno. Mesmo que os plugins tenham seus próprios EQ’s, eu sempre equalizo eles com o FabFilter Pro-Q 2.

É isso aí turma, espero ter ajudado 🙂

Share this Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.