Olá, eu sou o Diego – responsável pelo projeto Monobloq – e, recentemente, lancei pela Nin92wo Records meu primeiro álbum chamado Arpejo. Uma das faixas mais legais do álbum é a faixa “Ravina” que contém um “lead” principal tocado em arpejo bastante expressivo ao longo de toda a música.

Além das modulações padrões do sintetizador, como “Cutoff”, “Release”, “Attack” e “LFO”, utilizei os efeitos “Reverb” e “Delay” para que o som se espalhasse e soltasse fragmentos pelo espectro da música, dando bastante movimento e evitando que ela se tornasse repetitiva. Assimilei os parâmetros “Dry/Wet” do “Reverb”, “Dry/Wet” e “Ms Delay” do Delay em um “Macro”, para que com um único “knob” eu pudesse alterar os 3 parâmetros ao mesmo tempo.

Desta forma, sempre que eu girasse o “knob” do “Macro” para a esquerda, os efeitos estariam 100% em modo “Dry” e o arpejo soaria de forma “pura”. Assim que eu começasse a girar para a direita, a intensidade do “Reverb” e do “Delay”, bem como o atraso dos fragmentos do “Delay”, aumentariam, espalhando o lead principal pela música e transformando-o em uma atmosfera. Utilizei este “rack” de efeitos em diversos outros elementos nesta música e em outras do álbum. É uma forma interessante de dar mais movimento aos sons das músicas e tornar as transições mais interessantes.

Grande abraço,
Diego Pontes

Share this Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.