Por Georgia Kirilov

Os subgêneros delineados no Beatport são sempre motivos para pequenas incongruências e discussões no campo tão abrangente que é a sonoridade de cada faixa, set, e artista. Hoje em dia vemos um movimento crescente de sons que são impossíveis de se encaixarem em somente uma definição e cada vez mais são fluídos na sua combinação das mais diversas referências, para que assim se chegue em um produto mais sincero e relevante.

Alguns subgêneros vem crescendo como uma maneiras cada vez mais específicas de se caracterizar um som, assim combinando diversos desses termos para podermos descrever identidades sonoras com maior precisão, tanto para pesquisa, quanto para consumo musical. O Beatport acaba de adicionar Melodic Techno para suas definições e a Nin92wo celebra o acontecido, afinal muitos dos nossos sons entram nessa categoria que aponta para um techno focado em elementos orgânicos, com um ritmo fluído e uma grande atenção para sons da natureza e a inserção de instrumentos acústicos – ou samples dos mesmos.

Muitos produtores ainda não vinculam o seu som ao subgênero progressive house, que chega bem perto do melodic techno quando vemos o que está sendo produzido na atualidade, porque este ainda tem um grande eco com a EDM – que por si só já vem acompanhada de muitos pré julgamentos. Então acabava que ao invés de marcar seus sons como progressive house, que já estava disponível no Beatport, os produtores inundavam as categorias Deep House, Electronica e até Techno, assim dificultando muito a hora da pesquisa musical de quem usa o site como ferramenta principal, tanto para aprendizado quanto para compra de tracks, EPs, etc…

Agora quem tem um som caracterizado por músicas arpegiadas, synths e melodias que vão entrando progressivamente, introspecção e harmonias complexas, pode utilizar a Melodic House & Techno tag. Labels como Afterlife, Diynamic e Stil Vor Talent com certeza estarão por lá ao lado da Nin92wo. Isso não só autoriza os selos e artistas a venderem seu pão melhor e se comunicarem com mais clareza com seu público, também ajuda todos os outros subgêneros e gêneros que eram afetados por essa falta de coerência na hora de agrupar o que é oferecido no Beatport. Cheque a tag aqui e fique por dentro dos novos lançamentos no estilo, marcaremos presença por lá com mais novidades logo, logo…

Force on the dance floor! 

Share this Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.