Desta vez vou falar um pouco sobre este loop e mostrar a importância de trabalhar esses detalhes para chegar ao menos em um resultado razoável. Primeiramente criei um loop e desenhei varias camadas de bateria, bass, kick e no final entra um pad. Parece bem simples quando se ouve, e de fato não tem nada complicado. Vou passar alguns detalhes.

Para mixar a base do som, costumo experimentar algumas coisas e sempre o resultado é melhor no final, do que quando tento acrescentar elementos para preencher o espaço vazio. Neste caso, usei um kick bem simples e o bass em arpejo, tocando notas em sequência a partir de uma progressão de acordes. Para não ter muito conflito, já começo colocando um side chain para ativar no bass, quando o kick bater, para dar mais espaço pro kick falar. Se você comparar os exemplos vai pegar isso no ato.

Após isso desenhei um shaker, um hat e um ride. Eles sozinhos e crus não dão ritmo a música, então primeiro equalizei o shaker e joguei um delay ping pong por cima com um feedback curto. Isso já um pouco do espaço vazio e deu um groove pra musica. Coloquei também um sidechain bem suave por cima, para enfatizar um pouco mais o kick. Já no hat apenas equalizei, cortando as sobras de graves e joguei um reverb bem suave para dar uma sombra, um pouco metalizada, mas sem tirar a característica. Fiz a mesma parte da equalização no Ride. Também trabalhei um pouco do Pan desses elementos, jogando cada um um pouco pra um lado e o shaker passeando de um lado pro outro.

No final do loop entro com um Pad, acompanhando o bass, trabalhando cortes de frequências, principalmente as graves, delays com cauda longa, e reverb para o tornar mais espacial.

Após trabalhar toda essa parte senti que o dava pra ocupar um pouco mais de espaço com o loop do bass, então enviei o sinal do bass para um canal de retorno e nele joguei um pouco de delay e bem pouco reverb, ambos com um equalizador antes, apenas para criar mais uma suave camada.

Audio sem tratamento

Audio tratado

Pronto. Assim o loop consegue falar bem com pouquíssimos canais.

Share this Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.